Seguidores

3 de abril de 2011

Trabalhando com o Lúdico

Meninas como todos nós sabemos é fundamental atividades lúdicas para a educação infantil, pois ela contribui no processo de aprendizagem ajudando a criança a  desenvolver tanto a psicomotricidade quando melhorando a relação com crianças e adultos.
Estou falando isso para poder passar para vocês uma brincadeira muito legal que aprendi com 2 estágiários muito simpáticos e dedicados que estagiaram em minha sala ano passado (2010).
É a brincadeira do caçador que é realizada da seguinte forma:

O professor escolhe uma criança para ser o caçador e esta fica de costas para as demais crianças enquanto todos cantam o seguinte verso:

SENHOR CAÇADOR PRESTE MUITA ATENÇÃO NÃO VÁ SE ENGANAR QUANDO O GATO MIAR.


Nesse momento o professor deve apontar para uma das crianças que deverá miar  (MIAU)


A criança que estava de costas deve adivinhar quem imitou o gato. Isso identificando pela voz. Se a criança acertar , todos devem cantar o seguinte verso:

SENHOR CAÇADOR VOCÊ ACERTOU PRESTOU ATENÇÃO QUANDO O GATO MIOU.
Nesse momento a criança que miou vem ser o caçador.

Se o caçador errar o verso cantado é este:

SENHOR CAÇADOR VOCÊ SE ENGANOU NÃO PRESTOU ATENÇÃO QUANDO O GATO MIOU.

Da mesma forma a criança que imitou o gato vai ser o novo caçador e tentar advinhar o miado e assim até que todos participem.

A única coisa que achei complicado nessa brincadeira é ter muito animo pois depois da primeira vez que ela é realizada as crianças querem brincar sempre, todos os dias, todos os momentos.
Mas percebi os alunos mais atentos depois que começamos realizar esta atividade.

Espero que gostem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário